redes sociais

 

Qualquer profissional sabe que estar nas redes sociais é algo inevitável – seja a partir de seus perfis pessoais ou efetivamente da sua empresa, falar com seus públicos a partir de plataformas como Facebook ou Instagram é algo que ganha cada vez mais força e deve ser feito com cuidado. Por isso, a 10BRAVE traz algumas dicas simples para quem quer potencializar sua presença digital nas redes sociais de forma efetiva. Antes de tudo, é necessário pontuar: estar nas redes sociais é bem diferente do que participar delas! Por isso, antes de ter perfis em várias redes, lembre-se que você precisará administrá-las com dedicação.

Localize-se!

Há uma infinidade de redes sociais e caberá a você definir quais delas são interessantes para seu negócio. Um diagnóstico, seguido por ações planejadas para um bom posicionamento da sua marca, podem dar o “norte” que você precisa para definir seus lugares na rede. Não siga modismos e dedique tempo para redes onde seu público não está presente: já que é fundamental atenção constante, foque seu trabalho em canais que sejam potenciais para seu negócio. Vamos exemplificar de forma bem simples: seu público é mais tradicional, pouco adepto de tecnologias. Você acha que conseguirá encontrar estes usuários em redes como o Snapchat, por exemplo?

Mantenha o contato!

 Outro ponto importante: não vale replicar conteúdos ou deixar seu perfil abandonado, sem atualizações recentes! O usuário, se realmente gostar do seu trabalho, vai querer seguir seu perfil em diferentes redes. Contudo, se ele receber a mesma informação em diferentes canais, é muito provável que ele deixe de segui-lo em alguns deles, não é mesmo? Outra forma bem simples de perder seguidores é não atualizar suas plataformas. Não faça seu seguidor perder o interesse em você e no seu trabalho, mantenha sempre contato com quem prestigia você!

Conheça as ferramentas!

Cada plataforma tem características próprias e que devem ser dominadas: se o Facebook funciona sob a lógica das páginas, usufrua de todo o potencial delas, gerando um espaço que seja interessante para quem acessa. Já o Instagram, pelo caráter imagético que possui, exigirá de você mais sensibilidade para registrar suas atividades cotidianas, seja em fotos para o feed, seja no Stories. Ao definir onde você “está”, é mais fácil estabelecer diretrizes para suas redes sociais. Aqui, vale o clique nesse post da Incubadora de Arquitetura escrito pelo nosso arquiteto e desbravador Maurício Martini. No texto, Martini fala sobre três redes importantes para profissionais de Arquitetura e Decoração: Facebook, Instagram e Pinterest.

Não esqueça: domine as ferramentas e use-as para favorecer seu trabalho! Você conseguirá aliar networking, relacionamento com clientes, divulgação do portfólio e, especialmente, ratifica seu posicionamento no mercado. O desafio é grande e, para potencializar suas ações, não hesite em procurar ajuda especializada. O setor digital cresce e se qualifica cada vez mais, ganhando mais espaço e visibilidade dentro das estratégias de Martketing tradicionais. Sucesso!