Quem gosta de deixar sua casa sempre alinhada com as tendências de Arquitetura e Decoração já está aproveitando essa que não é exatamente uma novidade, mas que a cada dia vem ganhando cada vez mais espaço em nossos lares. Queridinhas no mundo da moda, as estampas são apostas certeiras para quem deseja atualizar seus ambientes sem grandes investimentos ou intervenções mais complexas. Muita gente ainda torce o nariz para elas, mas é impossível resistir ao charme que elas são para qualquer cantinho.

Em diferentes padrões e cores, as estampas podem ser vistas em diferentes locais: almofadas, cortinas, tapetes, objetos de decoração, papeis de parede e outros revestimentos. Para quem aposta na tendência e não tem medo de cansar das suas cores, ainda é possível prever padrões estampados para o piso, como nos coloridos e variados ladrilhos hidráulicos, por exemplo. No entanto, vale destacar que é preciso personalidade para segurar uma ambiência tão cheia de elementos – nada em excesso é interessante, não é mesmo?

Por isso, a alternativa mais usual e inteligente para quem deseja toques de cor e pontos de destaque em seus ambientes é abusar das estampas em locais estratégicos ou em objetos que possam ser facilmente trocados. Roupas de cama, cortinas e tapetes, por exemplo, são elementos que aceitam facilmente estampas e podem, com a mesma rapidez que surgiram, deixar a cena e dar espaço para novas propostas. Para quem se aventura nas estampas de forma mais discreta, fica o desafio de combinar padrões diferentes – assim como vemos na moda, é super válido buscar novas combinações que incluam cores e padrões diferenciados. Para fechar, nada melhor do que destacar o que está mais em alta quando falamos em estampas na decoração.

Abuse das cores neutras

Usar estampas nem sempre é sinônimo de cores vibrantes! Seguir uma paleta de cores mais neutra permite que você adote diferentes padrões de estampa sem deixar seu ambiente poluído. A imagem, do Pinterest, ilustra bem essa combinação equilibrada. O tapete e as almofadas trazem estampas simples e em tons semelhantes, o que deu um ar aconchegante ao ambiente.

Estampas
Estampas

Do chão ao teto!

Para quem não tem medo de ousar nem de cansar rápido das cores e padrões, adotá-las no piso é uma forma marcante de trazer estampas para seu ambiente. Neste projeto, retirado do Pinterest, os ladrilhos hidráulicos são os protagonistas deste banheiro que aposta em acabamentos rústicos e simples para valorizar as cores do piso.

Estampas tropicais

Assim como já falamos aqui no blog sobre a presença indispensável das plantas, elas também podem surgir em estampas criativas e trazer um ar despojado para qualquer ambiente. No espaço ilustrado pela foto, o padrão tropical combina com o espírito despojado que um bar exige, contudo, as folhas e padrões naturais podem fazer sucesso em outras aplicações mais pontuais, como gravuras e almofadas, por exemplo.

Estampas
Estampas

Geometrismos

Aqui, não há limites para a criatividade: são listras em diferentes espessuras, padrões tipo chevron ou pied de poule, diagonais, triângulos, entre infinitas possibilidades. A possibilidade de combiná-las entre si também atrai e, quando equilibradas, geram conjuntos harmônicos e atraentes para diferentes ambientes da casa. A tendência de decoração escandinava, muito em alta em 2016 e confirmadíssima para 2017, tira muita vantagem dos padrões geométricos, o que contribuiu ainda mais para que essas linhas estejam populares por aqui. A referência é do Pinterest.

E se eu cansar das estampas?

Para fechar, essa referência vinda do Pinterest mostra como é possível facilmente trocar padrões ou mesmo alterar as estampas. Aqui, os padrões aparecem tão discretos e pontuais no ambiente que qualquer mudança já pode dar outra roupagem ao espaço. Essa ideia é válida também para quem não tem muita intimidade e quer começar a adotar algum padrão mais alegre em sua casa!

Estampas